17 de novembro de 2009

Pavan estuda criação de programa estadual de gestão em catástrofes



Ao participar de um debate sobre “os Impactos do Clima no Sul do país”, promovido pelo Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, nesta segunda-feira, 16, à tarde, em Gaspar, o vice-governador Leonel Pavan disse que determinará estudos, a partir do inicio do ano que vem para a criação de um “Programa Estadual de Gestão em Catástrofes”.

Trata-se de uma plataforma informatizada com capacidade para acionar prontamente as estruturas governamentais e da sociedade civil para prevenir e coordenar ações emergenciais durante situações de adversidade climática como as que vêm acontecendo com freqüência no Estado.

Segundo Pavan, a iniciativa viria a fortalecer a atuação localizada do departamento de Defesa Civil do estado e as ações que já vem sendo desenvolvidas a médio e longo prazo para definir as obras necessárias à prevenção de desastres naturais. “Exemplo disso é a elaboração de um plano diretor estratégico que esta sendo feito em parceria com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica)”, lembra o vice-governador.

O Programa Estadual de Gestão em Catástrofes, que prevê ainda a criação de um Centro de Operação de Emergências, viria a dar suporte a todas as ações atuais e futuras no setor de Defesa Civil do Estado. Pavan defendeu ainda que o governo estadual e os governos municipais atuem em parceria para uma rigorosa fiscalização no sentido de evitar o aumento da ocupação e de construções irregulares em áreas consideradas de risco em todas as regiões do estado.

O debate do programa “Sala de Noticias”, promovido pelo Canal Futura, será exibido no dia 26 de novembro, às 21h30min e marcará um ano da maior tragédia climática do Brasil, que deixou 135 mortos, 63 municípios em situação de emergência em Santa Catarina, além de 80 mil pessoas desabrigadas e desalojadas. Gravado no Centro de Divulgação Ambiental e Lazer da Bunge Alimentos, em Gaspar, o debate reuniu ainda o meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), José Antonio Marengo; o geólogo e professor da Universidade Regional de Blumenau, Juarês Aumond, e o responsável pela prevenção de riscos do Ministério das Cidades, Tiago Galvão, que representou o ministro Márcio Fortes, além do Diretor de Defesa Civil de Santa Catarina, Major Marcio Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário