Neve, geada e muito frio na serra catarinense
-4º em São Joaquim / foto: saojoaquimonline |
O frio intenso da madrugada e da manhã desta segunda-feira chegou a produzir o chamado "sincelo" e a congelar árvores e uma cachoeira na cidade de Urupema. Uma das regiões mais procuradas pelos turistas foi o Morro das Torres, onde o cenário amanheceu totalmente "pintado" de branco pelo gelo. Árvores imensas, como araucárias, pareciam congeladas por uma película branca. Apesar de ser muito confundido com a neve, o "sincelo" é o congelamento das gotas de água assim que elas entram em contato com a superfície.
Sensação térmica cai a -27ºC e vento atinge 119 km/h
Depois da neve registrada em quatro cidades de Santa Catarina, o frio intenso tomou conta do Estado. A sensação térmica na região serrana chegou a -27°C no início de manhã desta segunda-feira. Segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia, as rajadas em Urubici, no alto da serra catarinense, chegaram a 99 km/h entre as 5h e 6h, a 107 km/h às 7h e a 119 km/h às 10h, de acordo com a Climatempo.
Em Correia Pinto e Ponte Alta, a manhã de segunda-feira também foi das mais geladas: os termômetros marcaram 0,5°C por volta das 7h. Mesmo com a volta do sol após vários dias chuvosos, o vento sul trouxe uma sensação de um dia muito mais frio. "É de sofrer. Tenho dó de deixar as crianças na escola", disse a mãe Maria Cristina Lemos, 26 anos. "Não há aquecimento nas escolas, e então o jeito é encapotar os meninos com muitas blusas", afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário