Cerca de 100 pessoas participaram da 1ª sessão |
Pressão na primeira sessão
A primeira sessão do ano na Câmara Municipal de Correia Pinto começou com a presença de aproximadamente 100 pessoas expressando o descontentamento em relação aos gastos com diárias por parte dos vereadores.
Grande parte dos presentes já havia participado da manifestação realizada dia 11 onde se reuniram em frente ao Fórum, depois seguiram em passeata pela Avenida Tancredo Neves até em frente à Câmara de Vereadores. No início a sessão transcorreu normalmente, a pressão aumentou quando a vereadora Neusete, pediu a palavra e começou a explicar como os gastos aconteceram.
Os presentes se manifestaram durante a explanação da vereadora, dificultando seu pronunciamento, o presidente da casa Marcos Beffart pediu ordem, mas, as pessoas continuaram a se manifestar. Neusete explicou que ao analisar o montante no total parece um absurdo, mas, se dividir entre os nove vereadores o valor fica em torno de R$ 1.300,00 por mês, relatou também que a grande diferença de gasto na comparação com o município de Otacílio Costa está na forma de lançamento dos valores, que podem ser lançados com adiantamento ao invés de diárias. Um dos presentes perguntou se era verdade que os vereadores contavam com uma verba de gabinete de R$ 2.500,00, então a vereadora afirmou que sim, o mesmo cidadão retrucou com a pergunta: então por que não gastaram este dinheiro para cobrir as despesas com diárias, a vereadora respondeu que é exatamente isso que acontece que não havia as duas verbas separadas o gasto com diárias sai da verba de gabinete.
O vereador Wolni Hames também fez uso da palavra para argumentar, argumentou que o dinheiro gasto com diária serve para cobrir as despesas, pois os vereadores viajam com seus próprios automóveis, nisso deve se analisar o desgaste do veículo como pneus, troca de óleo e seguro. Wolni acredita que esta manifestação esta sendo articulada por candidatos derrotados na última eleição. Disse também que quem quiser ocupar uma cadeira no legislativo que se candidate na próxima eleição.
A imprensa regional esteve cobrindo a primeira sessão e algumas das lideranças da manifestação do dia 11 não se fizeram presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário