Educadores infantis municipais agora são professores
A secretária da Educação do Município de Lages, Sirlei Rodrigues, participou da última sessão da Câmara de Vereadores em 2009, realizada na quarta-feira, 15/12, quando foi discutido e aprovado o projeto de lei complementar enviado pela Prefeitura, que transforma o cargo de educador infantil em professor.
Segundo Sirlei, os educadores infantis, da rede municipal de ensino, há tempo reivindicam a igualdade de direitos e equiparação de salários com o cargo de professor. “Com esta lei a Prefeitura reconhece que o pedido dos educadores é justo e merecido e está valorizando os profissionais da educação municipal. Desde quando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) foi promulgada, em 1996, o Prefeito de Lages, Renato Oliveira, é o primeiro governante do município a reconhecer este direito. Foi um presente de Natal antecipado a estes profissionais”, comenta.
Pelo projeto de lei aprovado, restando apenas a sanção do prefeito Renato Oliveira, os 382 educadores infantis que atuam no sistema municipal de educação passam a ter o cargo de professor, com jornada de trabalho de 40 horas semanais e todos os benefícios do novo cargo. “Todos os profissionais da educação municipal merecem ser valorizados em função do bom trabalho desenvolvido por eles. A partir de agora, todos os professores terão os mesmos benefícios, planos de carreira e carga horária”, explica Sirlei.